Glossário
  • Hedging Técnica ou estratégia de cobertura de risco, utilizada pelos gestores, que visa a protecção de uma determinada posição (actual ou futura) num activo (moeda, obrigação, acção, mercadoria), contrato (de futuros ou opções) ou índice em relação ao risco de perda do seu valor.

  • Holding Sociedade que detém uma elevada posição accionista sobre outra empresa (que pode atingir os 100%, embora não necessariamente), possuindo desse modo o controlo efectivo desta última. Estas sociedades têm como objectivo a aquisição e a posse de acções (ou quotas) de outras empresas (geralmente participações maioritárias de capital ou de direitos de voto), exercendo o controlo da sua gestão.





  • Hedge Fund Tipo de fundo de investimento cujo objectivo é obter a maior rendibilidade possível utilizando todas as possibilidades de investimento ao alcance do gestor (como podem ser os instrumentos derivados) mas sem nenhum limite. Um Hedge Fund recorre aos mais variados instrumentos e técnicas de mercado com o objectivo de reduzir a Volatilidade (risco) do investimento e, em simultâneo, obter um rendimento atractivo e independente da evolução dos mercados financeiros. Em geral considera-se que os Hedge Fund são fundos relativamente complexos e mais adequados a investidores profissionais ou com elevado património. Este tipo de fundos estão geralmente domiciliados em zonas fiscalmente eficientes.