Glossário
  • Operação de bolsa Geralmente, chama-se operação de bolsa a uma transacção no mercado. Uma compra ou uma venda constituem operações de bolsa.

  • Operação de Redesconto Operação de concessão de um empréstimo por parte de um banco central a um banco comercial, para resolver situações de dificuldades de tesouraria. Esse empréstimo é remunerado à designada taxa de desconto.

  • Orçamento Plano em que se quantificam as projecções para os custos e proveitos de uma empresa, a ocorrer num dado período futuro.

  • Oferta Pública de Venda (OPV) Lançamento por uma dada entidade (oferente) de uma proposta de venda, em determinadas condições, de um conjunto de valores mobiliários, destinada a um universo de pessoas (destinatários da oferta). Esta venda visa, em geral, a obtenção de uma dispersão mínima de capital, que lhe permita a admissão à cotação numa bolsa de valores.

  • Opção Contrato normalizado pelo qual o comprador adquire o direito de comprar (opção de compra ou call) ou de vender (opção de venda ou put) uma quantidade específica de um determinado bem ou instrumento financeiro a um preço fixado (preço de exercício), numa data (data de expiração) determinada (opções de estilo europeu), ou durante o período que até ela decorra (opções de estilo americano), pagando, por isso, um dado preço (prémio). O vendedor assume a obrigação de vender ou comprar o referido activo, nas condições definidas, no caso de o comprador decidir exercer o seu direito

  • Obrigação do Tesouro (OT) Valor mobiliário representativo de um empréstimo de médio-longo prazo da República de Portugal, com valor unitário de um cêntimo de euro, com prazos para a maturidade compreendidos entre um ano e 50 anos, colocado através de sindicato bancário, leilão ou subscrição limitada, com vencimento de juros periódicos (ou não) e reembolsáveis no vencimento pelo seu valor nominal.

  • Oferta Pública de Aquisição (OPA) Proposta de aquisição lançada por um oferente (pessoa singular ou colectiva), em determinadas condições, de um conjunto de valores mobiliários (acções, obrigações, etc.) detidos pelos respectivos destinatários da oferta (titulares dos valores mobiliários em causa).

  • Oferta Pública de Troca (OPT) Operação de Bolsa que consiste numa proposta de troca de acções sugerida por uma sociedade cotada A aos accionistas de uma sociedade B, no sentido de assegurar a aquisição desta última.

  • Obrigações Valores mobiliários representativos de dívida de médio e longo prazo de uma qualquer entidade em relação a terceiros, que tipicamente conferem ao seu titular o direito a recebimentos periódicos de juros durante a vida útil do empréstimo e ao reembolso do capital na data de maturidade do empréstimo.

  • Obrigações de taxa fixa Obrigações em que o pagamento de juros é calculado de acordo com uma taxa previamente definida (taxa fixa).

  • Obrigações de taxa variável Obrigações em que o pagamento de juros é calculado de acordo com uma taxa indexada a uma taxa variável de mercado.

  • Obrigação convertível Obrigação que contém uma opção para conversão de obrigações em acções da empresa emitente, opção esta que poderá ser accionada num espaço temporal definido. Na prática, representa um aumento de capital a prazo.