• Eles são arquitectos, mas fazem carteiras com tampas de garrafas
  • Os hotéis das selecções
  • Os melhores biquínis e fatos-de-banho deste Verão
PSI20
X

Mais em Economia (21 de 27 artigos)

Ministro das Finanças defendeu a promoção da literacia financeira dos portugueses “Incentivos à poupança têm sido insuficientes”, diz Vítor Gaspar

Em 468 operadores económicos

ASAE já apreendeu 100 mil euros em produtos com origem nacional falsificada

07.02.2012 - 17:51 Por Ana Rute Silva

<p>António Nunes, inspector-geral da ASAE</p>

António Nunes, inspector-geral da ASAE

 (Foto: Rui Gaudêncio)
Nos últimos oito meses, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) já apreendeu cem mil euros de produtos identificados erradamente como sendo produzidos em Portugal.

Durante uma audição na comissão parlamentar da Agricultura, António Nunes, inspector-geral da ASAE, revelou que a autoridade fiscalizou neste período 468 operadores económicos, tendo instaurado oito processos-crime e 68 de contra-ordenação. Foram ainda feitas três detenções.

“Temos encontrado situações em que se descreve a origem como sendo em Portugal, mas não é fácil fiscalizar, sobretudo nos produtos hortícolas. Numa tonelada de alfaces, não é fácil identificar os 500 quilos que não são portugueses”, disse.

Com o apelo ao consumo nacional, os casos de identificação errada da origem do produto aumentaram. De acordo com António Nunes, a ASAE já detectou problemas em pão, cenoura, uvas ou chouriços que ostentavam erradamente “feito em Portugal”.

  • 3374 leitores
  • 3 comentários

Video

URL desta Notícia

http://publico.pt/1532694

Comentário + votado

Ao de leve não nos comprotemos

Eu não hesitaria em colocar a frase: que ostentavam erradamente “feito em Portugal”. em termos ...

Arons Vale E Cunha

07.02.2012 19:10