Carlos Costa, Governador do Banco de Portugal,
(Nfactos)O Banco Central Europeu (BCE) aprovou hoje a possibilidade dos banco nacionais usarem, temporariamente, direitos de crédito adicionais como colaterais ou como garantia nas operações de financiamento.
Esta possibilidade, que facilita a vida aos bancos portugueses, também se estende a instituições de mais seis países, onde se inclui a Irlanda, a Espanha, a França, a Itália, o Chipre e a Áustria.
A decisão do BCE permite aos bancos nacionais terem à sua disposição mais colaterais para usar como activos de garantia nas operações de financiamento. Este os novos colaterais estão empréstimos às famílias, para habitação e consumo, e às empresas, desde que apresentem um baixo risco de incumprimento, que não pode ser superior a 1,5%, e aos quais serão aplicadas medidas de controlo de risco mais exigentes em relação às que estão em vigor.
A decisão do BCE surge a pedido dos bancos, através do Banco de Portugal, e pretende contornar as limitações criadas pelos sucessivos cortes de , na sequência da crise das dívidas soberanas.



