Bruxelas confiante que Portugal vai cumprir meta de défice para 2011 
30.09.2011 - 16:08 Por Lusa, PÚBLICO
A Comissão Europeia continua “confiante” que Portugal vai cumprir a meta de um défice de 5,9% do Produto Interno Bruto este ano, apesar dos dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) relativos ao primeiro semestre, afirmou à Lusa o porta-voz dos Assuntos Económicos.
Amadeu Altafaj Tardio reconheceu que os números hoje conhecidos são piores do que Bruxelas desejaria, mas acrescentou que também são um pouco enganadores e “exageram o real grau de derrapagem”, designadamente porque a revisão em alta do défice se deve sobretudo ao “deslize” orçamental na Madeira, e disse acreditar que os números no segundo semestre deste ano serão melhores que os do primeiro semestre.
Segundo dados do INE, o défice público situou-se em 8,3% do PIB nos primeiros seis meses do ano. Embora recue para cerca de 6995,4 milhões de euros, fica aquém do objectivo do défice de 5,9% assumido com Bruxelas para a totalidade do ano.


