• O Príncipe Real é o novo bairro da moda
  • Piotr Marzewski, vultos que ganham vida
  • Mais de nove mil milhões de petróleo
PSI20
X

Mais em Economia (18 de 44 artigos)

Euribor a 6 meses é a única a subir

Alerta no entanto para riscos que podem exigir novas medidas

Bruxelas deu aval ao PEC português

14.04.2010 - 11:25 Por Lusa

<p>A Comissão sublinha que o Governo deve estar preparado para tomar “outras medidas”</p>

A Comissão sublinha que o Governo deve estar preparado para tomar “outras medidas”

 (Daniel Rocha / Arquivo)
A Comissão Europeia deu hoje, em Bruxelas, o seu aval ao PEC português actualizado, considerando a estratégia do Governo “adequada”, mas alerta para a existência de “riscos” ligados à concentração da consolidação orçamental nos últimos anos do período 2010-2013.

“A versão actualizada do programa português visa, de forma adequada, reduzir gradualmente o défice orçamental para 3,0 por cento do PIB até 2013”, conclui o executivo comunitário na avaliação aprovada pelo colégio de comissários europeus.

Bruxelas adverte em seguida para que, “tal como para qualquer estratégia de consolidação concentrada nos últimos anos de programação, existem riscos para esta estratégia orçamental, provocados pela incerteza decorrente do facto de as medidas de consolidação constantes do programa ainda terem de ser adoptadas e executadas”.

A Comissão Europeia sublinha que o Governo português deve estar preparado para tomar “outras medidas” caso as previsões económicas “relativamente optimistas” utilizadas por Lisboa na elaboração do programa não se confirmem.

  • 7 leitores
  • 17 comentários

Video

URL desta Notícia

http://publico.pt/1432205

Comentário + votado

O PEC

Depois do que tenho lido de autorizados comentadeiros e em não menos prestigiados jornais como ...

arebelo

14.04.2010 18:44