PSI20
X

Mais em Economia (24 de 39 artigos)

BCE mantém taxa de referência em um por cento

Em causa está um pacote no valor de 2,4 milhões de euros

Comissão Europeia dá luz verde a apoios aos desempregados da Quimonda

02.09.2010 - 13:19 Por Raquel Martins

A Comissão Europeia deu hoje luz verde à candidatura de Portugal ao Fundo Europeu de Ajustamento à Globalização (FEG), que pediu um apoio total de 2,4 milhões de euros para ajudar a reintegrar no mercado de trabalho cerca de mil desempregados da Quimonda.

Este foi apenas o primeiro passo, porque ainda faltam os pareceres Parlamento Europeu e do Conselho Europeu. Porém, os trabalhadores já estão a receber apoios através dos centros de emprego.

“A decisão hoje tomada ajudará os ex-trabalhadores da Quimonda a encontrar novos empregos, através de formação e apoios destinados a dotá-los de novas competências. Estou confiante que as medidas planeadas facilitarão a transição para um novo emprego”, afirmou o comissário europeu do Emprego, Assuntos Sociais e Inclusão, László Andor, citado pela Lusa.

O pacote destina-se a apoiar medidas como o reconhecimento de competências (Novas Oportunidades), formação profissional, bolsas para pós-graduações, apoios à criação de empresas e à auto-colocação.

Em média, cada antigo trabalhador da empresa de Vila do Conde poderá receber um apoio extraordinário de Bruxelas no valor de 2867 euros, porém, o valor depende o tipo de apoio. No caso das bolsas para pós-graduações, por exemplo, a ajuda pode chegar aos oito mil euros.

Esta não é a primeira vez que Portugal recorre ao FEG. Em 2008, perto de 1100 trabalhadores do sector automóvel foram apoiados e perto de 1500 trabalhadores do sector têxtil também receberam ajudas extraordinárias.

  • 0 leitores
  • 4 comentários

Video

URL desta Notícia

http://publico.pt/1454055

Comentário + votado

ENTÃO O SÓCRATES NÃO TINHA SALVO A QIMONDA?...

Pelo menos três ou quatro vezes antes das últimas eleições de Setembro de 2009, ...

João

02.09.2010 21:37