Contágio da Grécia a Portugal é “ficção política”, diz o Governo francês 
28.04.2010 - 13:37 Por Lusa
O ministro francês do Orçamento, François Baroin, descartou hoje a possibilidade de contágio da crise grega a Portugal, considerando que se trata de “um cenário de ficção política” e lembrando que Portugal “não mentiu” sobre as contas públicas.
Por seu lado, a Comissão Europeia reafirmou a sua posição sobre o PEC português, manifestando confiança nas medidas previstas no Programa de Estabilidade e Confiança (PEC) português, através do porta-voz do comissário europeu para ao Assuntos Económicos, Amadeu Altafaj.
“Foi a falta de sinceridade do Governo grego que provocou esta aceleração da crise grega. Portugal tem um nível de dívida importante, é verdade, mas os portugueses não mentiram, eles foram sinceros”, disse o ministro francês. “É um teste, uma especulação por parte dos mercados e nós somos a favor de uma lógica de solidariedade, de defesa da nossa moeda”, acrescentou.
Ajuda à Grécia “em tempo útil”
“Dissemos o que tínhamos a dizer sobre Portugal quando ratificámos o PEC, a 14 de Abril”, disse Altafaj, reiterando as palavras do comissário europeu Olli Rehn, que considerou, na altura, que o Governo português apresentou “um programa sério e ambicioso”.
“O que dissemos no dia 14 de Abril continua absolutamente válido hoje”, sublinhou o porta-voz.
Sobre a Grécia, Altafaj disse que o pacote de ajuda ao país deverá estar pronto nos próximos dias. “As necessidades gregas serão satisfeitas em tempo útil”, sublinhou.
O governante francês e o porta-voz da Comissão reagiam assim um dia depois da Standard & Poor’s ter decidido baixar em dois níveis o rating da dívida de longo prazo de Portugal, de A+ para A-, e a de curto prazo em um nível, de A-1 para A-2.


