• Storytailors estreiam blogue no Life&Style
  • "Nada Tenho de Meu" - Um diário de viagem ficcionado no Extremo Oriente
  • As mil mulheres da vida dele
PSI20
X

Mais em Economia (31 de 58 artigos)

A crise afecta sexualmente mais umas pessoas que outras A crise financeira também não é boa para o sexo

Proposta de OE 2011

Contribuição da banca situada entre 0,01 e 0,05 por cento do passivo

14.10.2010 - 13:23 Por PÚBLICO

 (Fernando Veludo/ arquivo)
O sector financeiro vai passar a pagar uma taxa sobre o valor do seu passivo situada entre 0,01 e 0,05 por cento.

De acordo com a versão preliminar da proposta de OE que o Governo deverá entregar no parlamento amanhã, confirma-se a criação de uma contribuição sobre o sector bancário.

São duas as taxas aplicadas. A primeira é situada entre 0,01 e 0,05 por cento e incide sobre o passivo apurado e aprovado pelos sujeitos passivos deduzido dos fundos próprios de base (Tier 1) e complementares (Tier 2) e dos depósitos abrangidos pelo Fundo de Garantia de Depósitos.

A segunda taxa situa-se entre 0,0001 e 0,0002 por cento e incide sobre o valor nocional dos instrumentos financeiros derivados fora do balanço apurado pelos sujeitos passivos. O valor nocional é o valor total dos activos de uma posição alavancada.

Na proposta preliminar, é ainda definido que as regras desta nova contribuição serão alvo de densificação por portaria do Ministro das Finanças, ouvido o Banco de Portugal.

  • 3163 leitores
  • 11 comentários

Video

URL desta Notícia

http://publico.pt/1460933

Comentário + votado

isto é estupido.

espera aí. os bancos vão pagar por ter dividas? isso não é extremamente ...

asdd

20.10.2010 14:32