O presidente da EDP, António Mexia, revelou hoje que a experiência piloto de redes inteligentes que vai arrancar em Évora será replicada, através da EDP, em Espanha e no Brasil.
“No princípio do próximo ano, quer na zona da Bandeirantes (Brasil), quer na zona da Hidrocantábrico (Espanha), queremos escolher um alvo (uma localidade) com uma escala parecida com a de Évora” para desenvolver um projecto semelhante”, disse António Mexia.
António Mexia falava durante a cerimónia de lançamento da InovCity, um projecto piloto no qual serão instalados 31 mil contadores de electricidade inteligentes que permitem comunicações nos dois sentidos, e em tempo real, entre clientes e empresa, bem como mais de 300 centros de comunicação instalados nos postos de transformação pela cidade.
“Gostaria que, no início do ano que vem, [um projecto semelhante] se possa desenvolver quer em Espanha, onde temos uma base, quer no Brasil”, adiantou, acrescentando que “este projecto, que hoje é um dos poucos candidatos na Europa a ter um apoio enquanto emblema da área, tem a ver com um conjunto de coisas que queremos fazer no Brasil e em Espanha: eficiência energética, micro geração e mobilidade eléctrica”.
Questionado sobre se já tem parceiros locais para desenvolver estes projectos, Mexia disse que a questão essencial é que a EDP consiga levar esta capacidade de desenvolvimento em Portugal e por empresas portuguesas “para fora”.
“A nossa prioridade é que mesmo em Espanha e no Brasil, sejam empresas portuguesas [a instalar-se], que seja a produção portuguesa a ir connosco”.
Segundo Mexia, Évora “é uma montra” de um consórcio liderado pela EDP e que inclui empresas europeias como a União Fenosa, a Scottish and Southern ou a holandesa Alliander, referindo como exemplo uma cafetaria local onde o sistema já está instalado e onde o proprietário pode gerir os seus gastos de energia e saber exactamente o que gasta cada aparelho em funcionamento.
“A revolução energética não é só a nível macro, tem a ver com os pequenos gestos de todos os dias, tem a ver com a forma como muda a vida das pessoas e das empresas”, disse o presidente da EDP.
O projecto de rede eléctrica inteligente da EDP InovGrid arranca hoje, quase dois anos e meio depois do seu lançamento, em Évora, a cidade ‘piloto’ escolhida para a instalação dos contadores inteligentes, que garantem não só a telecontagem dos consumos de energia em tempo real, mas também a mudança de tarifa à distância por solicitação do cliente e uma gestão mais eficiente dos consumos individuais de electricidade.
O projecto InovGrid de Évora - feito através de parceria da EDP com o INESC Porto, a EFACEC e a JANZ, entre outras - permite a um cliente que tenha um aparelho de micro geração de energia saber quanta electricidade está a injectar na rede e cria também cria um novo sistema de monitorização e controlo de toda a rede de distribuição.
Esta característica, considera a EDP, também permitirá uma gestão mais eficiente dos 16 pontos de carregamento de veículos eléctricos que já estão montados na cidade alentejana.



