Empresas públicas com menos prejuízos, mas exigem maior esforço do Estado 
30.07.2010 - 17:48 Por Sérgio Aníbal
As empresas com participação do Estado diminuíram, em 2009, os seus prejuízos em 631 milhões de euros, situando-os em 377 milhões, mas o Estado rececebeu menos dividendos e foi obrigado a fazer um maior esforço financeiro.
No relatório Anual do Sector Empresarial do Estado hoje publicado pelo Ministério das Finanças, o Governo dá conta de uma redução dos prejuízos de 631 milhões (-62 por cento) neste universo empresarial, mas uma redução dos dividendos distribuídos em 28,1 milhões de euros (-7,2 por cento) e uma subida do esforço financeiro do Estado (que inclui indemnizações compensatórias, dotações de capital, empréstimos e assumpção de passivos) na ordem dos 863 milhões de euros (68,8%).
A redução dos prejuízos deve-se sobretudo "pelo expressivo ganho apurado com a valorização de obrigações permutáveis e respectivo activo subjacente (da EDP)", diz o relatório.


