PSI20
X

Mais em Economia (7 de 14 artigos)

Mais de uma centena de cidadãos chineses saúdam chegada de Hu Jintao

Concentração iniciou-se no Marquês de Pombal, em Lisboa

Função pública: milhares de trabalhadores na Avenida da Liberdade para manifestação que antecipa greve geral

06.11.2010 - 15:43 Por Lusa

<p>A manifestação antecipa a greve geral marcada para dia 24</p>

A manifestação antecipa a greve geral marcada para dia 24

 (João Matos (arquivo))
Vários milhares de trabalhadores da administração pública estão concentrados na rotunda do Marquês de Pombal, à espera de iniciar um desfile que a Frente Comum de Sindicatos espera ser um primeiro passo na mobilização para a greve geral.

“A mensagem é só uma: Os trabalhadores da administração pública não aceitam, não se conformam e vão resistir às medidas que o Governo quer aplicar”, disse aos jornalistas a coordenadora da Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública, Ana Avoila.

A dirigente sindical acrescentou que “ainda é cedo para ver o que vai ser esta manifestação, ainda estão muitas camionetas por chegar, mas é um primeiro passo para a mobilização da greve geral, que vai ser uma greve de protesto mas também de construção de soluções”.

“Quem manda é o povo, há que respeitar o povo. Vamos travar e fazer recuar as medidas que o Governo quer aplicar e se o Governo não foi já mais longe é por causa da luta que já travámos”, considerou.

Os trabalhadores concentrados na rotunda do Marquês de Pombal estão espalhados pelos passeios laterais, empunhando bandeiras dos respectivos sindicatos e cartazes com reclamações como “Proteções e reformas dignas”, “Não à política que nos tira o pão” ou “Só para nos lixar, Sócrates a legislar e Cavaco a promulgar”.

O dirigente do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local de Setúbal, José Lança, disse à agência Lusa que o sentimento no setor é de indignação, com “médias salariais de 600 euros, em que se vão cortar abonos de família e se vai aumentar o IRS”.

“Estamos no limiar da explosão social. Apontamos o dedo às grandes obras, que têm obrigado a cortar no investimento público para as populações. Temos trabalhadores a passar fome e a ir buscar comida aos centros paroquiais”, relatou.

Às 15h30, a frente da manifestação começa a tomar posição no início da Avenida da Liberdade, pronta para iniciar o desfile que vai culminar na Praça dos Restauradores, onde irá ter lugar uma intervenção do secretário-geral da CGTP, Carvalho da Silva.



  • 7 leitores
  • 12 comentários

Video

URL desta Notícia

http://publico.pt/1464664

Comentário + votado

Sindicatos

Os sindicatos portugueses não são menos inteligentes que os franceses. Porque carga de água, então, ...

João de Lima

06.11.2010 18:22