• No cinema a guerra não entra, mas faz estragos
  • Viagem às cidades do Euro 2012
  • Disney recruta em Portugal tripulação para os seus cruzeiros
PSI20
X

Mais em Economia (21 de 35 artigos)

Quebra do lucro deve-se em parte à Itália e à Espanha Vodafone regista quebra nos lucros de 8,7 por cento

Dilatação da maturidade para pagamento do empréstimo

Juncker a favor de uma “reestruturação ligeira” da dívida grega

17.05.2011 - 13:36 Por Pedro Crisóstomo

<p>Juncker opõe-se a uma "reestruturação alargada" da dívida</p>

Juncker opõe-se a uma "reestruturação alargada" da dívida

 (Ezequiel Scagnetti/Reuters)
O presidente do eurogrupo, Jean-Claude Juncker, admite que a Grécia avance com uma “reestruturação ligeira” da dívida, que passaria pelo alargamento dos prazos para o pagamento do empréstimo à União Europeia e ao Fundo Monetário Internacional.

Fora de questão para Juncker, que falava em Bruxelas, onde hoje decorre o segundo dia da cimeira de ministros das Finanças europeus, deve estar uma “reestruturação alargada”, a que se opõe.

“Temos de ver se não podemos avançar com uma reestruturação ligeira da dívida grega”, disse citado pela agência de informação Bloomberg, sem adiantar com precisão as implicações que o processo implicaria.

Seria, mais tarde, o porta-voz do presidente do eurogrupo, Guy Schuller, quem explicou que, quando Juncker falou em “reestruturação ligeira”, se referia a um prolongamento da maturidade da dívida, possibilitando que a Grécia pague as suas dívidas de forma mais dilatada no tempo.

Para a Comissão Europeia, uma reestruturação não está em cima da mesa, como ainda ontem frisou o seu porta-voz, Amadeu Altafaj, mas ainda na sexta-feira o comissário para os assuntos económicos e financeiros, Olli Rehn, disse que Bruxelas estará pronta a tomar decisões sobre a Grécia, face à necessidade de novas medidas de ajustamento económico ainda este ano.

O cenário de reestruturação da dívida foi também afastado no primeiro dia da reunião de ministros das Finanças da União Europeia (ontem, o encontro cingiu-se aos ministros da zona euro), com a ministra francesa Christine Lagarde e o homólogo belga, Didier Reynders, a garantir que o tema não esteve em cima da mesa.

  • 5 leitores
  • 2 comentários

Video

URL desta Notícia

http://publico.pt/1494551

Comentário + votado

Estes tipos só falam de reestruturar!

A julgar pelos comentadores que vejo pelas TVs, este género de pensamento é completamente ...

hiphip

17.05.2011 13:56