A Moody's desceu a nota a seis países
(Reuters)A agência de notação Moody’s baixou a nota de seis países europeus, entre os quais Portugal, Espanha e Itália, e colocou em perspectiva negativa a Áustria, França e Reino Unido.
A nota de Portugal caiu de Ba2 (um patamar já considerado “lixo”) para Ba3. A Itália desceu de A2 para A3 e Espanha de A1 para A3. Os três têm previsões de evolução negativas.
Para além destes, sofreram uma descida de notação três outros países: Eslovénia, Eslováquia e Malta. A agência colocou também em perspectiva negativa a nota de “triplo A” da Áustria, França e Reino Unido.
A agência justifica os cortes e as perspectivas negativas com as “fracas perspectivas macro-económicas” da Europa, que “ameaçam a implementação dos programas domésticos de austeridade e as reformas estruturais necessárias para promover a competitividade” e com a “incerteza” sobre as reformas da zona euro.
Para Portugal, a Moody’s aponta quatro razões para a descida: as condições macroeconómicas na Europa; o “potencial” para uma “contracção económica mais profunda e longa” do que o antecipado; o patamar do défice “mais elevado do que o esperado”; e o “potencial contágio” de um incumprimento grego, que poderá, diz a agência, “prolongar o período durante o qual Portugal não conseguirá aceder aos mercados privados” para financiamento a longo prazo.
No caso italiano, a agência fala do “desafio para as finanças públicas” e da grande quantidade de dívida e, no caso espanhol, entre outras razões, a Moody’s diz-se “céptica” quanto à capacidade do Governo para “atingir a redução prevista” no défice.



