Moodys baixa rating da Espanha devido à fraca perspectiva de crescimento 
30.09.2010 - 08:49 Por Lusa, PÚBLICO
A agência de notação financeira (rating) Moodys baixou hoje a nota da Espanha em um nível devido às fracas perspectivas de crescimento económico, adiantando que a recuperação dos sectores de construção e imobiliário vai demorar vários anos.
A Espanha passa assim da nota mais elevada (o “Aaa”, no caso desta agência) “Aa1”, com uma perspectiva estável, segundo comunicou a agência de notação financeira em comunicado citado pela Bloomberg.
As agências Standard&Poor’s e Fitch já tinham também descido a avaliação do país, em Janeiro e em Maio, que antes estava no nível mais alto nas suas escalas.
A Moodys assinalou também a deterioração financeira do país e lembra o avultado défice e endividamento da Espanha, referindo que isto, em conjunto com os elevados juros associados à dívida, faz com que o Governo espanhol se encontre “muito vulnerável” a futuros episódios de volatilidade dos mercados.


