Os países da zona euro acordaram hoje uma ajuda financeira a Atenas que pode chegar aos 30 mil milhões de euros. A participação de Portugal corresponde a 774 milhões.
“Portugal participará neste esforço conjunto, numa proporção correspondente à sua dimensão económica e financeira, reflectida na participação no capital do Banco Central Europeu”, explicou ao PÚBLICO o Ministério das Finanças. Depois de excluída a Grécia, a participação de Portugal é de 2,58 por cento.
Um eventual empréstimo – que terá ainda de ser pedido pelo governo grego – implica uma taxa de juro de cinco por cento. O ministro grego das Finanças, George Papaconstantinou, classificou já o acordo de ajuda como “muito importante”, mas ressalvou que a Grécia "não pediu a activação do mecanismo".



