Preço do pão pode aumentar com a escalada de preço dos cereais na Europa 
03.08.2010 - 08:58 Por Ana Rute Silva
indústria teme restrições às exportações por parte da Rússia, Ucrânia e Casaquistão
(Pedro Cunha/PÚBLICO)Os preços dos cereais na Europa dispararam, ontem, oito por cento para os 211 euros a tonelada, o valor mais alto dos últimos dois anos e a maior subida registada em mais de três décadas.
Aliada ao mau ano agrícola na Rússia, um dos maiores exportadores de cereais do mundo, a subida pode ter consequências directas no aumento de preços de produtos de grande consumo como o pão ou as bolachas. A indústria agro-alimentar teme ainda que a escalada de preços da matéria-prima possa ser replicada na cevada e no malte, provocando também um aumento do valor da cerveja.
“É a mais rápida subida de preços de cereais a que assistimos desde 1972/1973. A indústria não vai poder ignorar um aumento de 50 por cento”, disse Gary Sharkey, da britânica Premier Foods, citado pelo Financial Times.
As elevadas temperatura e a ausência de chuva na Rússia danificaram metade das plantações nas áreas mais atingidas. De acordo com o Wall Street Journal a quebra na produção do produtor mais fértil do globo já fez subir os preços 62 por cento desde o início de Junho. As mesmas dificuldades atingiram a Ucrânia e Cazaquistão, que juntamente com a Rússia, são fornecedores-chave de países desde o Norte de África ao Médio Oriente.
A indústria teme, agora, que o trio de produtores venha a restringir (ou mesmo cancelar) as exportações para garantir o abastecimento do mercado doméstico a preços baixos. “O mercado não pode descartar a hipótese de Moscovo voltar a controlar as exportações, como fez durante a crise de 2007/2008”, alertou Dmitry Rylko, director do Institute for Agricultural Market Studies, ao FT.
A FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) deverá rever em baixa as estimativas para a produção e stocks mundiais de trigo na colheita 2010/11.


