PSI20
X

Mais em Economia (27 de 28 artigos)

Bolsa de Lisboa fecha ligeiramente negativa

Negócio gerou 1,3 milhões de euros

Receitas do golfe desceram 17 por cento em 2009

25.06.2010 - 17:14 Por Lusa

As receitas obtidas pela indústria do golfe em Portugal desceram 17 por cento no ano passado, face ao ano registado em 2008, de acordo com um hoje divulgado em Torres Vedras.

De acordo com o relatório elaborado pela empresa Deloitte, no ano passado registou-se uma “retracção acentuada” na procura pelo golfe, com uma quebra de receitas na ordem dos 17 por cento, apesar de terem sido facturados 1,3 milhões de euros.

O Algarve, principal destino de golfe do país, ficou abaixo da média nacional, tendo arrecadado menos 12,3 por cento de receitas.

Para o decréscimo das receitas contribuiu “o fortalecimento do euro, que diminuiu a capacidade de compra do principal mercado principal, o Reino Unido, que se traduz na numa perda significativa de receitas”, justificou Vasco Anjo, secretário geral do Conselho Nacional da Indústria do Golfe (CNIG).

Além disso, a quebra das receitas deve-se também ao aparecimento de novos destinos de golfe, como a Tunísia e a Turquia, e a conjuntura económica, que veio reduzir o poder de compra.

As conclusões do relatório anual de golfe de 2009 foram conhecidas durante a apresentação do Portal do Golfe, que decorreu hoje no hotel Campo Real, em Torres Vedras.

Segundo o documento, registou-se uma quebra de cinco por cento nos jogos e três por cento na taxa de ocupação dos campos de golfe.

O estudo teve em conta os resultados obtidos por 46 dos 80 campos de golfe existentes no país.

Anualmente, o golfe contribuiu com 500 milhões de euros para a economia portuguesa, justificados por cerca de 1,7 milhões de voltas pelos campos de golfe.

O Portal do Golfe, que vai estar concluído até ao final do ano, é encarado pelo setor como indispensável à estratégia de consolidação e de aumento de competitividade de Portugal como destino de golfe.

Ao reunir operadores e prestar informação aos consumidores, o secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, afirmou que o projecto “é uma questão de oportunidade desta indústria de golfe para consolidar as receitas do turismo”.

  • 12 leitores
  • 2 comentários

Video

URL desta Notícia

http://publico.pt/1443702

Comentário + votado

Quantos são? Venham mais uns quantos!

As receitas do golfe desceram, mas ei-los que continuam a crescer como cogumelos, principalmente no ...

LG

28.06.2010 15:32