PSI20
X

Mais em Economia (9 de 37 artigos)

Bolsa de Lisboa começou a semana com uma ligeira subida

Mais Sociedade

Redução de pensões de reforma em caso de desemprego defendida no grupo de reflexão de Passos Coelho

26.04.2011 - 08:36 Por PÚBLICO

 (Paulo Pimenta (arquivo))
O recurso ao subsídio de desemprego deve ter como consequência a redução da pensão de reforma, defende o grupo de reflexão Mais Sociedade, constituído a partir de um convite do líder do PSD, Pedro Passos Coelho.

Naquele âmbito, estão a ser feitas várias propostas no sentido de reduzir a despesa com o subsídio de desemprego: mais tempo no desemprego implicaria menos direitos na obtenção da reforma, adianta o Jornal de Negócios, na sua edição de hoje.

O objectivo – lê-se num documento assinado por Gonçalo Oliveira e Pedro Gonçalves – é que criar um incentivo claro no regresso rápido ao mercado de trabalho. Desta forma, caso um cidadão fique sem emprego, poderá adiantar, no primeiro ano, dentro de limites a definir, uma parte da contribuição para a reforma.

No sistema em vigor, o Estado garante a quem recebe subsídio de desemprego “equivalência” no registo de contribuições com num valor idêntico ao que teria se continuasse a trabalhar.

O Jornal de Negócios revela ainda outras propostas. O economista Pedro Portugal sugere que o montante do subsídio de desemprego seja ajustado, de forma decrescente, em função da duração. Ou seja, mais tempo no desemprego significa uma redução gradual do subsídio.

O economista defende um mês de subsídio por cada ano de descontos para a Segurança Social e sugere a implementação do modelo austríaco, com a criação de um fundo destinado a financiar situações voluntárias ou involuntárias de desemprego.

As conclusões deste grupo de reflexão deverão ser enviadas à equipa que está a fazer o programa eleitoral do PSD.

  • 88 leitores
  • 69 comentários

Video

URL desta Notícia

http://publico.pt/1491286

Comentário + votado

O que eles querem sei eu.

Esta diabolização que esta gente faz do desempregado, para eles certamente um indigente que vive à ...

Carlos Ribeiro

26.04.2011 11:54