Restaurantes e bebidas alcoólicas a preços mais baixos do que a média europeia 
29.03.2011 - 16:13 Por Pedro Crisóstomo
Preços de restaurantes e hotéis em Portugal estão 24,8 por cento abixo do que a média europeia
(Paulo Ricca)O índice mais recente sobre as disparidades de preços na União Europeia, de 2009, mostra que Portugal pratica preços mais baixos nos restaurantes e hotéis (24,8 por cento) e nas bebidas alcoólicas (12,7 por cento) abaixo da média europeia.
Uma análise conjunta dos institutos nacionais de estatística de Portugal e Espanha, que compara indicadores entre os dois países face à posição média europeia, revela que os dois produtos que mais se afastaram dessa média em Espanha tiveram preços acima e baixo do valor médio, ao contrário de Portugal, onde nos preços mais distantes foram sempre inferiores.
Em Espanha, nas comunicações, a diferença foi para mais 29,1 por cento e para menos 21,8 por cento nas bebidas alcoólicas e tabaco.
O número de assinaturas de telefones móveis por 100 habitantes em Portugal era de 151, em 2009, em número superior ao de Espanha (111) e ao da União Europeia (125).


