• Professoras sem alunos viram design do avesso
  • Primeira esplanada Time Out do mundo abre na Avenida da Liberdade
  • Um festival de cinema em 10 vestidos
PSI20
X

Mais em Economia (23 de 25 artigos)

Conselho é liderado por Passos Coelho Conselho económico propõe integração do Ministério da Agricultura, CAP e CCP

Prazou terminou dia 15

Maioria das câmaras com dívidas à AdP não apresentou plano de pagamento

24.02.2012 - 18:49 Por Ricardo Garcia

<p>Há 241 câmaras municipais com dívidas à AdP, num valor total de cerca de 450 milhões de euros</p>

Há 241 câmaras municipais com dívidas à AdP, num valor total de cerca de 450 milhões de euros

 ()
Apenas duas em cada cinco autarquias com dívidas ao grupo Águas de Portugal apresentou, até agora, planos para o seu pagamento, conforme lhes era exigido legalmente.

Há 241 câmaras municipais com dívidas à AdP, num valor total de cerca de 450 milhões de euros. Os valores são devidos pelo abastecimento de água e tratamento de esgotos ou de lixo, que está a cargo de empresas públicas das quais as próprias autarquias são accionistas, juntamente com a administração central.

O Orçamento de Estado tinha dado um prazo até 15 de Fevereiro para que as câmaras apresentassem “as condições de regularização dos respectivos débitos”. Mas apenas 94 o fizeram – ou seja, 39% por cento do total – segundo dados do Ministério da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território.

A ministra Assunção Cristas ainda está à espera de mais planos, mas admite que a solução do problema é difícil, “porque de facto as autarquias têm estas dívidas, mas também não têm dinheiro para as pagar”, segundo disse ao PÚBLICO numa entrevista desenvolvida que será publicada no próximo domingo. “No limite, nós estamos todos numa grande embrulhada, porque as autarquias não pagam, as Águas de Portugal têm aquele crédito que se vai avolumando, que pesa nas suas contas, e isso com certeza que traz problemas”, completa.

Assunção Cristas acredita que só a reestruturação do sector das águas, prevista para este ano, vai permitir solucionar os problemas.

A Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP) está a tentar, junto da banca e do Governo, uma linha de crédito para transformar a dívida de curto prazo das autarquias em dívida de longo prazo, aí incluídos os compromissos com a AdP. Só assim, segundo a ANMP, seria possível apresentar planos realistas para o seu pagamento.

  • 1689 leitores
  • 4 comentários

Video

URL desta Notícia

http://publico.pt/1535199

Comentário + votado

caos

As câmaras são um caos e a legislação que as regulamenta também. Como é possível que as câmaras ...

Anónimo

25.02.2012 16:10