Teixeira dos Santos admite necessidade de ajuda externa, mas não a vai pedir 
31.03.2011 - 21:32 Por Luciano Alvarez
O ministro diz que só Presidente da República pode assumir compromissos
(Enriv Vives-Rubio/arquivo)O ministro das finanças, Teixeira dos Santos, não tem neste momento “confiança” em que não seja necessária a ajuda externa, mas garantiu que não será este Governo que a vai pedir, porque não tem condições para o fazer.
Numa entrevista à TVI, Teixeira dos Santos tinha confiança de que não seria necessária ajuda externa se o Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) IV não tivesse sido chumbado pelos partidos da oposição. “Neste momento não tenho esta confiança”, afirmou.
Uma coisa é certa para o ministro das Finanças: Não será este Governo que vai pedir a ajuda externa. “Um pedido de ajuda obriga a compromissos. (…) Este Governo não tem legitimidade, nem condições, nem credibilidade para ter a confiança das entidades externas que nos possam ajudar”, acrescentou.
Para Teixeira dos Santos, “neste momento a única pessoa que pode assumir compromissos em nome do país é o senhor Presidente da República”.
O líder da pasta das Finanças, afirmou também que terá sido “o ministro na história que mais dificuldades teve”.
A entrevista foi também a estreia de Judite de Sousa na TVI, onde ocupa o lugar de directora-adjunta depois de ter deixado a RTP.


