• Os nossos viajantes trocam cartas entre Macau e Rio
  • As modelos brasileiras nem precisam de praia
  • Reino Unido e Alemanha estão à procura de médicos e enfermeiros portugueses
PSI20
X

Mais em Economia (31 de 47 artigos)

Teixeira dos Santosvai levar o tema ao Parlamento Governo quer discutir ajuda à Grécia no Parlamento

Novo regime aprovado em Conselho de Ministros

Todas as mais-valias geradas em 2010 vão ser tributadas já este ano

22.04.2010 - 15:56 Por Raquel Martins

A tributação das mais-valias mobiliárias a uma taxa de 20 por cento, aprovada hoje pelo Governo, vai aplicar-se às mais-valias geradas este ano e abrangerá o saldo das mais e menos valias apurado.

"A tributação cobre todo o ano de 2010 e refere-se a todas as transacções efectuadas ao longo de 2010”, frisou o ministro das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, no final do Conselho de Ministros.

O novo regime vai deixar de fora os pequenos investidores que tenham ganhos anuais até 500 euros.

Confrontado com a polémica em torno da taxa a aplicar, Teixeira dos Santos respondeu que essa não é a questão central e garantiu que a taxa agora aprovada pelo Governo “está alinhada com a prática corrente noutras economias, nomeadamente nos países europeus” e sublinhou que o facto de os primeiros 500 euros estarem isentos faz com que haja um efeito positivo sobre a taxa.

“Alguém que tenha um saldo de mil euros entre mais e menos-valias paga apenas 20 por cento sobre 500 euros”, o que corresponde “A uma taxação de dez por cento sobre as mais-valias”, sustentou.

O ministro anunciou ainda que o novo regime vai manter a isenção para os investidores não residentes no território nacional.

A tributação das mais-valias a uma taxa deliberatória de 20 por cento é uma das medidas previstas no Programa de Estabilidade e Crescimento e permitirá ao Estado arrecadar uma receita de 257 milhões de euros.

  • 30 leitores
  • 17 comentários

Video

URL desta Notícia

http://publico.pt/1433518

Comentário + votado

CARISSIMO JOÃO BOSCO OU SERÁ TOSCO????

Como está no Porto o Sr. não é professor dos meus filhos mas se fosse, em vez de ...

nuno

22.04.2010 23:33