PSI20
X

Mais em Economia (34 de 35 artigos)

António Mexia António Mexia recebeu 1,9 milhões de euros em salários

Salários

Trabalhadores da grande distribuição com aumentos médios de 3,1 por cento

31.03.2010 - 19:14 Por Ana Rute Silva

A Federação Portuguesa dos Sindicatos do Comércio e Serviços (FEPCES) e a Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição (APED) chegaram hoje, finalmente, a acordo sobre os aumentos salariais. Os trabalhadores da distribuição moderna vão ter actualizações médias de ordenado de 3,1 por cento (tabela A, referente à zona de Lisboa, Porto e Setúbal) e de 3,6 por cento (restantes distritos).

O subsídio de refeição foi actualizado em 1,75 por cento.

A negociação, feita com a intervenção do Ministério do Trabalho, inclui duas novas cláusulas sobre a contratação a termo. Em comunicado, a APED diz que “a abertura de novas lojas será considerada razão objectiva e justificativa da contratação a termo de trabalhadores”.

Os patrões da distribuição decidiram retirar da discussão a proposta sobre os horários laborais que, em Dezembro do ano passado, levou o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP) a avançar com um pré-aviso de greve para a véspera de Natal.

  • 18 leitores
  • 0 comentários

Video

URL desta Notícia

http://publico.pt/1430392

Comentário + votado